quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Noruega

Semana passada foi uma semana de férias na Dinamarca e eu recebi um convite da Gunne pra passar essa semana na Noruega. Gunne é a mãe da Maria Helena (intercambista da Noruega que ficou na minha casa no Brasil.

Viajei na sexta-feira dia 15 de outubro pela manhã e só voltei no domingo dia 24. Foram quase 10 dias muitos bons.


Mal cheguei e viajamos para a casa de verão deles em Ulvik, que é uma pequena cidade de uns 1000 habitantes perto de um fiorde (um fiorde é a entrada do mar pelo continente, parede um rio enorme, mas a água é salgada e é bem profundo, existem muitos fiordes na Noruega). Tivemos muitas paradas durante a viagem. Aí estão algumas fotos das paradas.
Caminho 



Água congelada *-*

Caí e maxuquei meu joelho :(

Diferencas culturais...

Nesse tempo pude notar algumas diferencas entre o Brasil e a Dinamarca. Algumas delas são coisas que nunca pensei que pudessem ser diferentes em outro país, coisas que eu nunca tinha parado pra pensar. Por exemplo o simples hábito de levantar os bracos quando se engasga. Pois é, eles não fazem isso aqui. Meu pai se engasgou um dia e eu levantei os bracos tipo pra dizer pra ele fazer o mesmo e ele achou muito estranho.


Falta de ar

Outra coisa é o que brinco dizendo que é  "a falta de ar dos dinamarqueses", eles e também os noruegueses, se bobiar os suecos também, enquanto falam, as vezes fazem uma coisa que parece um soluco ou algo assim. Como uma demonstracão de surpresa, mas não necessariamente eles estão surpresos. É um pouco estranho, pode até ser para concordar com alguma coisa eu acho.


Garotos x Garotas

A relacão entre garotos aqui também é diferente, eles se abracam e as vezes fazem até carinho um no outro. Achei bem estranho a primeira vez que vi um garoto fazendo carinho nas costas do outro, porque no Brasil se um garoto faz isso, todos pensam que ele é gay.


Festas

Nas festas o comportamento é diferente, muitas vezes ficam meninas de um lado e meninos do outro. Então eles comecam a beber (e como bebem) e comecam a interagir mais com as meninas, mas os meninos aqui são muitos tímidos, então é normal que as meninas também cheguem. Uma coisa que as vezes penso é que os dinamarqueses bêbados são como os brasileiros sóbrios em relacão a atitude de chegar em uma menina.


Participacão nas aulas

Os alunos aqui participão muito das aulas, respondem sempre e perguntam, discutem. Eles precisam disso pra ganhar nota. Também percebi que são mais acostumados a falar em público.


Aulas

Nos dias mais longos na minha escola, tenho 4 aulas. A primeira comeca as 8 da manhã e a última termina as 15:40. São aulas grandes, mas entre elas tem 15 minutos de "intervalo" e os professores costumam parar a aula por uns 5 minutos para dar uma relaxada, geralmente as pessoas vão fumar, eu chamo de "break do cigarro".


Cigarro

Quase todos os jovens aqui fumam, considero isso um péssimo hábito. Fumam na escola inclusive, as entradas das escolas costumam ter sempre um grupo de jovens fumando, algumas tem até um lixo só para cigarro.


Bem, por enquanto é isso. :)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A tradicão de assar pão na fogueira

Fui para uma festinha da vizinhanca há um mês eu acho. Cada um levou um prato e todos jantaram juntos, foi em um gramado grande. As criancas corriam e jogavam grama umas nas outras. Depois do jantar, acenderam duas foqueiras e tinha uma massa de pão que me ensinaram como deveria fazer. O procedimento é o seguinte: pega um pouco da massa e vai enrolando com a mão até ficar tipo uma cobra, então enrola em um graveto e coloca perto da brasa, a cada 10 segundos troca o lado, para não queimar. Depois de um tempo, quando o pão está pronto, passamos geleia e comemos. Essa é uma tradicão de verão aqui. Como o dia é bem longo e não faz frio, as pessoas podem ficar até tarde fora das casas.





O pão pronto.


P.s. : Pra mim estava frio.

Comecou a chover e achei as meninas fofinha, então resolvi tirar uma foto.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aniversário da mamãe *-*

  Terca-feira passada, dia 28 de setembro foi o aniversário da minha mãe brasileira. Por pura coincidencia também é o aniversário da Maria Helena, intercambista da Noruega que estava na minha casa. Então resolvi fazer um bolo pra elas. Na verdade minha mãe daqui foi quem fez o bolo e eu desenhei nele e liguei pra minha mãe pra fazer uma surpresinha...


 Também cantei parabéns pra você em dinamarques com os meus pais daqui e minha mãe comecou a chorar... Depois fiz ela soprar as velinhas, não tinha 50, mas valeu a intencão. "Tillykke" significa "Parabéns". O primeiro pedaco do bolo foi para a minha mãe daqui.

Goteira

Dinamarca, com seus excelentes colégios públicos. Hoje é um dia de chuva... Fui ao banheiro, o chão estava molhado, achei estranho, mas depois de uma gota na cabeca entendi tudo...

Enfim, isso eh muito pouco assunto pra colocar em uma postagem...

Vou escrever mais alguma coisa.

Eu tinha um encontro com o Rotex e teria que preparar um prato típico do Brasil. Resolvi fazer arroz com lentilha e no dia anterior fiz na minha casa para o jantar, só eu e minha mãe estávamos em casa. Também fiz um omelete.


Por causa da falta de sal das comidas aqui acabei colocando muito sal no arroz e na lentilha, mas minha mãe gostou, guardou até para o dia seguinte, porque no dia que eu fiz macarrão ela jogou o que sobrou no lixo... Fiquei tão triste de ver meu macarrãozinho no lixo....

Ônibus

Hoje foi o primeiro dia que eu não peguei a cicicleta pra ir pra escola. Já tinha ido pedalando até a estacão de trem (uns 10 minutos) e depois ia de trem com a bicicleta, mas hoje tava chovendo e resolvi pegar o ônibus e depois o trem. Cheguei mais cedo na parada, pois se perdesse aquele, iria chegar muito atrasada na escola, mas esqueci de considerar que o meu celular é adiantado 5 minutos, acabei esperando mais tempo no frio então. Descobri uma coisa, na Dinamarca os ônibus também são cheios de manhã... Eu fui em pé.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pedido de desculpas

Passando aqui para me desculpar.
Como diz a minha mãe, passei um tempão sem escrever e depois fiz um vídeo resumindo 1 mês sem emocão e não coloquei fotos.
Mas um dos motivos é o fato de as coisas aqui estarem muito corridas, lógico que tenho tempo pra ficar no computador, mas geralmente uso para conversar com as pessoas.
Novamente fiquei um bom tempo sem escrever e sem dar sinal de vida. Gostaria de informar que ainda estou viva.
E tentarei movimentar o blog de novo. Não prometo que escreverei todos os dias, mas tentarei contar as coisas :D
Hoje irei mostrar o vídeo de uma mulher famosa aqui. O nome dela é Medina e eu fui em um show que ela se apresentou. O show se chamava The Voice, foi no Tivoli, um parque de diversões de Copenhague. Para assistir um clipe dela Clique aqui.